Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 8 de maio de 2022

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – Construindo tudo para a minha glória

 Construindo tudo para a minha glória

Conforme o Resumo da Lição:

Tudo o que conseguimos realizar ou ter em nossa vida vem de Deus, e não reconhecer tal fato pode nos levar a pecar contra o Eterno. Deus é o Senhor de todas as coisas, nEle está no domínio de tudo, logo a Ele pertence a glória e a honra para todo o sempre. Portanto, não reconhecer e não ser grato a Deus por tudo é cair no erro e no desvio da direção exata de Deus para com a vida do ser humano.

A presente lição tem como objetivos:

Saber que Deus honrou a Nabucodonosor;

Mostrar os avisos de Deus para Nabucodonosor;

E, Apontar o preço do orgulho.

I – UM HOMEM QUE SE TORNOU GRANDE

Nabucodonosor rei da Babilônia foi honrado por Deus. Deus outorgou grandeza ao rei da Babilônia, assim também como a Babilônia, porém como era costume da época as nações pagãs agregavam ao monarca a graça soberana sobre os súditos ao ponto de se considerarem deuses.

Deus por três vezes avisou a Nabucodonosor a respeito dos Seus desígnios para com o monarca e para com a Babilônia, porém, mesmo assim Nabucodonosor se apegou em ser digno de honra e de glória, mostrando assim que ele era prepotente, ou seja, totalmente orgulhoso.

No primeiro aviso que corresponde com a interpretação do sonho da estátua Nabucodonosor reconhece que o Deus de Daniel é superior aos deuses da Babilônia.

Assim também acontece com a manifestação da grandeza de Deus para com Nabucodonosor quando este comete o erro de construir uma estátua e requerer que todos os seus súditos se curvem e adorem diante da estátua, portanto os amigos de Daniel não se curvam perante a mesma e por desobedecerem são lançados na fornalha, mas ali estava reservado a grande manifestação do Senhor. Três foram lançados na fornalha, porém quatro era o número de homens que passeavam no meio da fornalha, sendo que o último tinha a semelhança sobrenatural.

Neste segundo aviso Nabucodonosor concluiu que o Deus dos hebreus deveria ser adorado.

II – OS AVISOS DE DEUS

Deus no uso de sua misericórdia pela terceira vez avisa a Nabucodonosor, porém mesmo que tinha sido avisado e alertado ao decorrer de onze meses Nabucodonosor olhando para as suas conquistas não sentiu no dever de reconhecer a grandeza de Deus na vida dele, mas em contra partida se exaltou e gloriou-se na força e poder de sua própria magnificência, fato que fez com que o mesmo vivesse no meio dos irracionais.

  O cristão em todo o tempo precisa reconhecer que Deus é digno de toda honra e glória. Assim como deve compreender que o orgulho e a injustiça andam juntas e se manifestam na vida daqueles que não valorizam a Palavra de Deus.

Os versículos 29 a 37 de Daniel 4 permite compreender que Nabucodonosor não aprendeu com os três avisos em que Deus por sua bondade usou o profeta Daniel para instruir o monarca, mas que por viver em um período como animal irracional o rei da Babilônia teve que compreender que Deus governa por toda a eternidade.

A referência aqui é sobre um período de graça entre a predição da loucura de Nabucodonosor e a sua ocorrência. Talvez Deus tenha aguardado um ano na expectativa de que o monarca pudesse se arrepender e evitar o castigo.

[...] Nabucodonosor ficaria louco como um animal em seus hábitos e sentidos. Entretanto, naquela condição, aprenderia mais a respeito de Deus do que em toda sua vida. Na verdade, esse castigo serviria para que o rei pudesse saber quem Deus é e como Ele estabelece reinos de maneira soberana e os entrega a quem deseja. Nabucodonosor tinha de humilhar-se perante o Senhor antes de ser exaltado outra vez. O castigo divino sempre tem um propósito santo e útil (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 1282).

III – O PREÇO DO ORGULHO

É necessário entender que o orgulho é uma:

Opinião sobre si mesmo extremamente favorável; sentimento de muitíssima confiança e arrogância que é inaceitável entre os crentes, cuja vida deve ser marcada pela humildade (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, 2013, p. 811).

De poderoso a um ser irracional, sem poder e sem glória. Antes de poder alimentar nos recintos luxuosos do palácio e dormir em uma bela e confortável cama, o monarca teve que alimentar-se juntamente com os animais, assim como dormir juntamente com os irracionais. Fato que corrobora para com a compreensão da justa justiça de Deus, pois Deus não dá sua glória para outro.

Por fim, se o preço do orgulho é a queda, os que escolherem viverem em plena humildade serão por Deus exaltados. Logo, cabe a cada cristão entender na prática que quem exalta e está no controle de todas as coisas é o Senhor, o único que é digno de toda glória.

Referências

GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: 2013.

RADMACHER. Earl D.; ALLEN, Ronald B.; HOUSE. H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário