Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – PEDRAS PODERIAM SE TORNAR PÃES

PEDRAS PODERIAM SE TORNAR PÃES

Conforme o Resumo da Lição:

A primeira tentação de Jesus foi para que Ele confiasse no próprio poder para prover as suas necessidades, ao invés de confiar e obedecer a Deus.

É necessário compreender que um dos objetivos da tentação para o cristão é o fortalecimento.  Pois, ninguém cresce na fé, sem passar por tentação. Isto porque as provas exercitam a fé do cristão. Logo, a tentação passa a ser uma disciplina que educa o cristão a ser forte, porém, quando este não é vencido pela tentação.

Se associar a tentação com a tribulação perceberá que após tribulação surgirá à paciência, a experiência e a esperança (Rm 5.3-5), isto é, a tentação quando vencida proporciona fortalecimento, aumenta a paciência, desenvolve a experiência e como resultado proporciona a esperança.

Por fim, a tentação não é motivo para o isolamento do cristão, mas torna-se motivo de alegria, pois ao vencer a tentação o prêmio será a coroa da vida (Tg 1.12).

Portanto, a presente lição tem como objetivos:

Mostrar como se deu o início da tentação de Jesus no deserto;

Explicar como foi a chegada do inimigo no deserto para tentar Jesus;

E, Conscientizar de que “nem só de pão” o homem viverá.

I – O INÍCIO DA TENTAÇÃO

O presente tópico possui três pontos de contato, que são: o batismo de Jesus, a condução do Espírito Santo a pessoa de Jesus ao deserto e manifestação de Satanás.

Sobre o batismo de Jesus compreende-se que a natureza de Jesus foi nitidamente manifestada. O batismo foi o marco inicial do ministério terreno de Jesus. Assim como, no batismo de Jesus a voz do Pai foi categórica em afirmar que Ele (Jesus) é o filho amado que o Pai agrada.

Ao ser batizado o Espírito Santo conduziu Jesus para o deserto. Dois fatores são importantes para que o cristão compreenda a ação do Espírito Santo. Primeiro fator, o Espírito Santo guia os filhos de Deus. Em segundo, a oração e o jejum são armas espirituais essenciais para que haja êxito no ministério.

Por fim, Satanás se apresenta a Jesus com o intuito de tenta-lo. Vale ressaltar que o termo satanás tem como significado adversário e tem como ação acusar os que são fiéis a Deus. Para Bancroft ao observar a posição de satanás e as suas obras, perceber-se que há pontos característicos da ação do mal.

A respeito da posição de satanás percebe-se que:

Ele é o príncipe da potestade do ar (Ef 2.2).

Príncipe deste mundo (Jo 14.30).

O deus deste século (2 Co 4.4).

Já no que se refere às obras de satanás se destacam:

Deu origem ao pecado tanto no universo como na raça humana (Ez 28.15; Gn 3.13).

Causa sofrimentos (At 10.38).

Causa a morte (Hb 2.14).

Atrai ao mal (1 Ts 3.5).

Inspira pensamentos e propósitos iníquos (Jo 13.2).

E dentre outros, apossa-se dos homens (Jo 13.27). (BANCROF, 2006, pp. 305 a 308).

II – A CHEGADA DO INIMIGO

A primeira tentativa de satanás em levar Jesus a pegar foi por meio da necessidade física, pois havia 40 dias de consagração, logo o mestre estaria com fome.

As necessidades físicas são sempre utilizadas pelo inimigo para levar pessoas a se corromperem, como por exemplo: há políticos corruptos, porque a pobreza corrompe. Ou seja, políticos que comprovam votos por intermédio de cestas básicas.

Portanto, o inimigo em suas ciladas desperta a ganância no íntimo do ser humano para que este venha a desejar a posse de bem matérias ao ponto de passar por cima de tudo e de todos.

III – “NEM SÓ DE PÃO”

Deus supriu a necessidade do povo israelita no deserto fato que corrobora com as palavras do Senhor Jesus ao descrever que não só de pão viverá o homem, ou seja, o homem vive mediante o cuidado de Deus.

Conforme o livro de Êxodo (13.18) Deus guiou o povo de Israel pelo caminho do deserto para fazer do povo israelita uma grande e extraordinária nação. Porém, com tantos milagres surge a grande interrogação: por que os israelitas continuavam a murmurar? Outra pergunta é: o porquê Deus escolheu a Israel?

Percebe-se que Deus escolheu a Israel para mostrar a sua glória ao mundo, pois, o Egito era a grande potência da época enquanto Israel era um povo escravo. Segundo, Deus escolheu a Israel para outorgar ao mundo as Escrituras Sagradas. E por terceiro, Deus escolheu Israel para entregar o Salvador ao mundo. Por fim, no deserto é lugar de aprender a depender de Deus e reconhecer os limites humanos.

E por depender de Deus e reconhecer os limites humanos compreende-se que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt 4.4).

Referência:

BRANCROFT. Emery H. Teologia Elementar: doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário