Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 11 de maio de 2022

EBD - Subsídio da Lição: Não retribua pelos padrões humanos

Não retribua pelos padrões humanos

A presente lição apresenta a seguinte descrição na verdade prática:

O cristão não deve guardar rancor e nem buscar a vingança. Antes, deve vencer o mal com o bem. Dessa forma, ele demonstra que verdadeiramente teve o seu caráter transformado por Cristo.

Uma das palavras-chave para a compreensão da presente lição é vingança que tem como significado revanche pessoal; e pode ser agregado no sentido prático o seguinte teor significativo em ser um ato errado, pois, a justiça tem de ser deixada nas mãos de Deus ou com as autoridades que Ele escolheu (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, 2013, p. 816).

Sendo que a presente lição tem como objetivos específicos: Avaliar que a vingança não é de natureza do Reino. Validar que o amor é a expressão natural do Reino; e, Valorizar a busca pela perfeição na perspectiva do Reino de Deus.

I – A VINGANÇA NÃO É NATUREZA DO REINO

A Lei de Talião é historicamente conhecida pela frase: olho por olho, dente por dente. Que tem como significado o que o homem fizer colherá ou pagará com a mesma intensidade. Assim compreende que a Lei de Talião era a prática da justiça e tinha como alvo impedir a vingança ou a prática de ações injusta.

Porém, os fariseus interpretavam a Lei do Talião para justificarem o uso da vingança, é válido citar que Deus proíbe em sua Palavra de maneira intensa a prática da vingança pessoal.

Os escribas e fariseus [...] só pensavam na execução, que revelava um espírito legalista, sem qualquer ato de misericórdia para com o próximo. Jesus interpretava de modo bem diferente e diz que seus seguidores não devem nunca agir dominados pelo sentimento de ódio, vingança, pelo contrário, eles devem manifestar atitudes que revelem um espírito cheio de amor, generosidade e compassividade para com quem precisa (GOMES, 2022, p. 73).

Por fim, o presente tópico sintetiza que no coração do cristão não pode haver sentimento de vingança; a vingança pertence a Deus; vença o mal com o bem; e, o salvo prega e vive o amor.

II – O AMOR É A EXPRESSÃO NATURAL DO REINO

As quatro ilustrações utilizadas por Jesus que se referem com a prática do amor como expressão do Reino outorga como compreensão:

Virar a outra face; ou seja, usar não como aos padrões do mundo, mas ser amoroso, perdoar, assim como usar de brandura e tolerância.

Arrastar para o tribunal: ou seja, perdoe antes que uma briga judiciária inicie.

Obrigar a fazer algo: ou seja, ao ser obrigado a fazer algo duplique a ação com amor e misericórdia, isto é, caminhe a segunda milha.

Fazer alguma coisa por alguém: ou seja, usar de bondade com os que precisam deste ato.

Por fim, o amor tem efeitos impactantes. Seguem-se alguns destes efeitos do amor:

a) O amor perdoa: o ódio provoca brigas, mas o amor cobre todas as transgressões (Pv 10.12).

b) O amor edifica: o amor que edifica requer abnegação, ou seja, limitação da própria liberdade para não enfraquecer as convicções de outros cristãos (1 Co 8.1).

III – BUSCANDO A PERFEIÇÃO DE CRISTO

O termo amor na língua grega tem três termos que o explica categoricamente que são: ágape, philis e eros.

Ágape, amor de Deus. O termo amor do latim, amorem, corresponde à dedicação afetiva. Deus doou o seu único filho para a salvação da humanidade (Jo 3.16), não há em toda história da humanidade prova maior de amor do que esta.

Dentre os atributos divinos o amor é considerado um dos mais altos e mais sublimes. O amor é um dos atributos morais de Deus. Deus é amor (1 Jo 4.8). Tal dedicação afetiva é altruísta, pois aceita o mundo inteiro em meio à natureza pecadora da humanidade (Rm 5.8).

Philis, amor entre amigos. A amizade poderá ser exercida entre pessoas de sexos diferentes, entre crianças, entre parentes e assim por diante. Todavia, por mais que o cristão tenha inúmeros amigos o amigo de fato se revelará no dia da angústia. O amigo será aquele que rejeitará nossas emoções pecaminosas e conduzirá o próximo para mais perto de Deus. Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão (Pv 17.17).

Eros, amor entre os cônjuges. Tipo de amor em que há conotação sexual. Amor em que há submissão e dedicação (Ef 5.22-25). Quando a esposa auxilia o esposo em tudo, tal entrega é possível pelo amor (Tt 2.4). Da mesma forma quando o esposo é presente, é amigo e é protetor isto inclui o amor. Quando a submissão, a humildade, a mansidão, a paciência e a tolerância são presentes em um lar, logo o amor é à base desta família.

Porém, para melhor compreensão o amor (eros) é associado às conotações sexuais e o amor (storge) à conotação familiar.

Portanto, o amor de Deus é incondicional, enquanto o amor entre amigos e entre familiares são condicionais. Logo, o amor incondicional é a descrição exata do amor de Deus que é perfeito, e assim cabe ao cristão ser perfeito como perfeito é o vosso Pai que está no céu (Mt 5.48).

Referências

GOMES, Osiel. Os valores do Reino de Deus: a relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário