Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

História da Igreja


História da Igreja - Introdução
O termo igreja deriva se da palavra grega ekklesia, que tem por significado assembleia pública. O termo aparece no Novo Testamento, quando Jesus disse que edificaria a sua igreja. Eclesiologia é a doutrina sistemática que estuda a igreja como organismo e organização, sendo que esta expõe diferença entre igreja local (visível) e igreja universal (invisível). A igreja invisível se caracteriza com todos que receberam a Jesus como único Salvador, já a igreja visível trata se do grupo local de cristãos que se reúnem para adorarem ao único Deus.
Conforme a sua missão e a sua natureza, a Igreja é apresentada nos escritos da Bíblia com nomes diferentes, os quais revelam o seu ser e o seu agir perante o mundo, nota-se abaixo alguns destes nomes:
Israel de Deus: o apóstolo Paulo ao escrever à Igreja da Galácia, declarou aos membros da Igreja local de Israel de Deus (Gl 6.16).
Nação Santa: aos irmãos dispersos que se encontravam no Ponto, na Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia que os mesmos eram Nação Santa (1 Pe 2.9).
Edifício: a Igreja é um edifício conforme 1 Coríntios 3.9, texto que se refere a uma construção espiritual.
Há outros nomes outorgados a Igreja segundo a sua missão e natureza: Virgem Imaculada (1 Co 11.2), Esposa do Cordeiro (Ap 21.9), Corpo de Cristo (1 Co 12.27), Família de Deus (Ef 2.17-22) e Universal Assembleia e Castiçal (Ap 1.20).
A história da Igreja é dividida em seis períodos que abrangem os acontecimentos após a ascensão de Jesus até os dias atuais, estes períodos didaticamente são assim conhecidos: período da Igreja apostólica, período da Igreja perseguida, período da Igreja imperial, período da Igreja medieval, período da Igreja reformada e o período da Igreja moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário