Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Subsídio da EBD: A Natureza dos Demônios – Agentes da maldade no mundo espiritual


A Natureza dos Demônios – Agentes da maldade no mundo espiritual
A verdade prática transmite três explicações básicas a respeito dos demônios: são anjos decaídos; são anjos que rebelaram contra Deus; e, são anjos que optaram em seguir a Satanás.
Portanto, o objetivo geral da presente lição é:
Conscientizar de que os demônios são anjos decaídos que se rebelaram contra Deus e o maioral deles é Satanás.
E tem como objetivos específicos:
Apresentar a origem dos demônios conforme as Escrituras.
Expor a respeito da batalha no céu.
Destacar o maioral dos demônios.
Mostrar o poder de Jesus sobre os demônios.
Entretanto, torna-se necessário salientar que os demônios são criaturas espirituais e invisíveis.
I – ORIGEM DOS DEMÔNIOS
O apóstolo João escreveu as seguintes palavras em Apocalipse: E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele (Ap 12.9). O presente versículo ratifica ter sido alguns dos milhares de milhares de anjos lançados com satanás, sendo estes nomeados de os seus anjos, ou seja, anjos sobre o domínio do diabo.
Para Bancroft os anjos maus (demônios) são empregados na execução dos propósitos de Satanás, que são diametralmente opostos aos propósitos de Deus, e estão envolvidos nos obstáculos e danos contra a vida espiritual e o bem estar do povo de Deus (2006, p. 301).
Biblicamente percebe-se que satanás é o maioral dos anjos maus:
[...] Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios (Mt 12.24), [...], Belzebu. A origem desse nome é incerta, mas dele pode ser construído do hebraico zebul ou “casa” e ball ou “mestre”. Entretanto, não há dúvida de que na época de Jesus essa palavra correspondia ao nome de Satanás (RICHARDS, 2008, p. 103).
[...] Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41). Este é um versículo crítico para aqueles que objetam que um “Deus amoroso” nunca poderia condenar ninguém a tal terrível inferno. Na verdade, Deus não criou o reino do fogo para os seres humanos, mas sim para Satanás e seus anjos caídos (RICHARDS, 2008, p. 79).
Sobre a origem de Satanás compreende-se que ele foi criado como anjo de Deus, de exalada posição e ordem, possuidor de grande beleza e resplendor pessoais, dotado de poder e sabedoria superiores, até que a iniquidade foi achada nele, quando procurou tomar a posição e as prerrogativas pertencentes a Deus (BANCROFT, 2006, p. 303).
II – A BATALHA NO CÉU
O arcanjo Miguel é um anjo, cujo nome significa: quem é semelhante a Deus? Sendo que em Apocalipse 12.7, ele é visto a combater o “diabo e seus anjos” em defesa do céu. Em todas as passagens em que Miguel aparece no cenário da História Angelical, é sempre citado em conexão com a guerra e sempre triunfante (SILVA, 1997, p.171).
O triunfo final sobre satanás é descrito em Apocalipse 20.10, texto que narra à situação final do diabo, que será lançado no lago de fogo. De fato a vitória sobre a antiga serpente iniciou-se no calvário, porém ela só se concretizará por definitivo com o lançamento de satanás no lago de fogo, momento que será marcado com a existência apenas da semente do bem (SILVA, 1997, p. 258).
III – O MAIORAL DOS DEMÔNIOS
Descrever satanás como serpente é basicamente definir a ação dele em enganar, exemplo clássico é a narrativa bíblica que trata do engano produzido por satanás a Eva. Já o termo satanás tem como significado adversário que tem como ação acusar os que são fiéis a Deus. Por terceiro, o termo diabo significa caluniador.
Para Bancroft ao observar a posição de satanás e as suas obras, perceber-se que há pontos característicos da ação do mal.
A respeito da posição de satanás percebe-se que:
Ele é o príncipe da potestade do ar (Ef 2.2).
Príncipe deste mundo (Jo 14.30).
O deus deste século (2 Co 4.4).
Já no que se refere às obras de satanás se destacam:
Deu origem ao pecado tanto no universo como na raça humana (Ez 28.15; Gn 3.13).
Causa sofrimentos (At 10.38).
Causa a morte (Hb 2.14).
Atrai ao mal (1 Ts 3.5).
Inspira pensamentos e propósitos iníquos (Jo 13.2).
E dentre outros, apossa-se dos homens (Jo 13.27). (BANCROF, 2006, pp. 305 a 308).
IV – O PODER DE JESUS SOBRE OS DEMÔNIOS
O poder do Senhor Jesus sobre os demônios é visível na tentação do deserto. Jesus venceu as provocações de satanás pela Palavra, logo, o cristão só vencerá as astúcias ciladas do inimigo pela Palavra, pois a Palavra do Senhor santifica (Jo 17.17). E além do uso da Palavra é necessário que o crente vivencie o seu dia a dia mediante a vigilância e a oração, tendo como objetivo não cair em tentação.
Por fim, E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém. (Rm 16.20).
Referência:
BRANCROFT. Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.
RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
SILVA, Severino Pedro. Apocalipse, versículo por versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário