Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Subsídio da EBD: Um Inimigo que Precisa Ser Resistido


Um Inimigo que Precisa Ser Resistido
Jesus foi tentado no deserto por satanás, provando assim que o diabo como inimigo não é invencível. Portanto, há um inimigo externo, isto é, o diabo; e, há também um inimigo interno, isto é, a carne. Sobre o termo carne do grego se aprende que existem duas palavras que descrevem a relação do cristão com a mesma: soma (relação com o físico e com questões que não envolva o pecado), e sarx (termo que descreve a relação voluntária do homem ao pecado).
Portanto, a presente lição estudará a importância de o cristão resistir o inimigo, tendo como objetivo geral:
Estabelecer a perspectiva bíblica de resistência ao Diabo.
E como objetivos específicos:
Falar a respeito dos destinatários, conteúdo e tema da epístola (Tiago).
Refletir a respeito dos deleites da vida.
Conscientizar que devemos resistir o Inimigo.
I – A EPÍSTOLA DE TIAGO
A epístola foi escrita por Tiago e é composta por cinco (5) capítulos e cento e oito (108) versículos. E está dividida em duas seções principais:
Nos capítulos 1 e 2 a primeira seção trata-se dos seguintes temas: fé, provações e obras.
Já nos capítulos 3, 4 e 5 os temas que são tratados correspondem com sabedoria e com exortações.
Portanto, a carta foi escrita por Tiago irmão do Senhor Jesus que após a conversão se dedicou ao ministério, tornando-se o primeiro líder da igreja em Jerusalém.
No segundo versículo do primeiro capítulo, Tiago deixa claro um dos objetivos da epístola: consolar, “tende gozo quando cairdes em várias tentações”. Mas, nos versículos 12, 13 e 14 o escritor orienta aos cristãos a respeito da origem da tentação “Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta”. Por fim, a epístola tem como objetivo fortalecer os cristãos “humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará” (Tg 4.10).
A orientação, o consolo e o fortalecimento presentes na carta de Tiago são notórios nas palavras de Miranda:
Todas as posses materiais são empréstimos de Deus às pessoas. Até a vida que temos é empréstimo de Deus. Precisamos usar tudo o que Deus nos dá para a sua glória. Quando entendermos que nada é nosso, tudo é de Deus, que somos apenas mordomos das coisas que Deus nos deu, passamos a encarar os bens de outra perspectiva. Se os meus bens são de Deus, preciso repartir com o próximo. Acaba-se também a angústia da perda (2011, p.122).
II – OS DELEITES DA VIDA
O que se pode destacar de Tiago 4.1-3 são as seguintes afirmações: havia conflitos entres os membros da igreja, a oração realizada não correspondia com o modelo de oração ensinado pelo Senhor Jesus e os desejos do que era pedido a Deus não passava de petições puramente carnais.
A existência de conflito em qualquer instituição está associada com a herança pecaminosa que Adão outorgou à humanidade. Porém, o conflito citado por Tiago estava com tamanha dimensão em que os envolvidos tinham chegado ao ponto de matar se fosse isto necessário: “... estão prontos até para matar a fim de consegui-las” – NTLH - (Tg 4.2).
A oração desenvolvida por tais pessoas não passavam de pedidos egoístas que não correspondia em nada com a oração modelo ensinada por Jesus. A oração é além de tudo um diálogo entre o cristão e Deus. Quando o cristão ora há o reconhecimento para com Deus como provedor, sustentador, pai, conselheiro, pastor etc.
III – RESISTINDO AO INIMIGO
Para vencer o inimigo o apóstolo Tiago apresenta duas receitas básicas: o Espírito Santo habita em nós, e o viver mediante a submissão ao Senhor.
Por habitar no cristão o Espírito Santo tem como missão guiar os crentes. Portanto, a ação do Espírito Santo em guiar os cristãos é entendida nas seguintes descrições: o Espírito Santo chama e Ele orienta em serviço.
O Espírito Santo chama para o serviço (At 13.2,4), logo é Ele que capacita pessoas a desenvolverem trabalhos específicos. O Espírito Santo também orienta os servos a desenvolverem o serviço de maneira que pessoas sejam conduzidas à luz e ao amor de Deus (BANCROFT, 2006, p.197).
Ele guiará em toda a verdade, se refere à verdade necessária para se tornar um cristão maduro e totalmente capacitado (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p.271). Maturidade do cristão se define nas palavras: conhecimento, isto é, conhecimento de Deus, amor e unidade. Logo, o Espírito Santo guia o crente a buscar o conhecimento de Deus, a amar o próximo e a viver em união com e no corpo de Cristo.
Já ser submisso a Deus significa ser obediente. [...] E, nessa submissão e humildade, Deus exalta os fiéis (Tg 4.8-10). Obediência, portanto, pode ser definida como prova suprema da nossa fé em Deus e do nosso amor a ele (SOARES & SOARES, 2018, p.81).
Referência:
BRANCROFT. Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.
MIRANDA, Valtair. Fundamentos da Teologia Bíblica. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
SOARES & SOARES. Batalha Espiritual: o povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário